Higiene e Beleza
O lado bom de se adotar um gatinho - ou mais gatinhos - é pelo fato de ser higiênico e se limpar com bastante frequência, tornando o cuidado bem mais prático e fácil, quando feito com produtos adequados e da maneira correta.
Vale lembrar que a hora dos cuidados de higiene do pet é um dos momentos em que o tutor estreita mais o laço de confiança entre ele e o felino, sem contar que auxilia na prevenção de uma série de doenças e reações alérgicas.
Por isso, vamos aguçar um pouco mais a curiosidade sobre os itens de higiene para gatos e como os itens necessários ajudam no dia-a-dia dele e do tutor:
Shampoos e Condicionadores
Por mais que o gatinho faça a própria higienização, um bom banho com shampoo para gatos uma vez por mês ou a cada quinze dias - dependendo da raça - é excelente em higienizar o pelo do pet, deixando-o macio e previne dermatites causadas pela sujeira acumulada no pet.
Como sabemos que nenhuma pelagem é igual a outra, encontramos atualmente shampoos para pets de vários tipos: shampoo hipoalergênico, branqueador, neutro, para pelo escuro, pelo claro e tantos outros, justamente feitos em limpar e hidratar pele e pelagem de acordo com a raça do pet.
E por falar nisso, os shampoos antipulgas e os sabonetes são excelentes em lavar todos os tipos de pelos, evitam infestação de pulgas e carrapatos e também podem ser usados no pós-tratamento, oferecendo proteção e higiene em um só produto.
Depois do shampoo, o que facilita a escovação e deixa os nossos gatos com o pelo macio do jeito que a gente gosta é o condicionador para gatos; esse produto ainda deixam um cheirinho gostoso de banho tomado e ainda hidrata a pelagem do pet, mantendo-a assim por mais tempo.
Banho a Seco e Colônias
O uso do banho a seco para gatos é bem comum, pois mantém o pelo do gato limpo enquanto não chega o dia do banho. Inclusive, higieniza o pelo e pelagem quase da mesma forma que o gato se limpa, além de amaciar e hidratar o pelo do pet, deixando-o lindo e cheiroso.
As colônias para gatos perduram o cheirinho de banho tomado no seu amigo e podem ser aplicadas sempre que for necessário, tomando cuidado ao aplicar perto de mucosas, áreas dos olhos, boca, patinhas e ferimentos.
Escovas, Pentes e Rasqueadeiras
Diferente dos pelos de cachorros, a maioria das raças de gatos não requer um cuidado muito específico ao usar pentes, escovas e rasqueadeiras; ou seja, todas elas penteiam o pelo do gato normalmente e têm poucas diferenças entre elas.
O que distingue entre elas é que o pente de metal dura mais que o pente de madeira, cujo material abaixa o volume do pelo. Já as escovas com bolinhas massageiam a pele do pet e penteiam mais suavemente o pelo.
Já as rasqueadeiras desembaraçam e removem os pelos mortos, distribui bem a oleosidade natural da pele, dando mais brilho ao pelo e estimula a circulação sanguínea. E outro produto ainda mais prático e que proporciona os mesmos benefícios é a luva tira pelos.
Dica: Ao pentear o pelo do seu pet, estimule-o a subir em seu colo com um brinquedo ou petisco e penteie-o com delicadeza, inclusive na hora de desembolar os nós, evitando que o bichinho fuja no meio do processo.
Unha
A melhor maneira de manter a unha do gato aparada é o uso de arranhadores porque favorecem o desgaste da unha e retirando as camadas mortas da unha dele, fora que ajuda o gato a se distrair com o brinquedo.
Porém, se a unha estiver muito grande, é aconselhável o uso de um alicate apropriado, um cicatrizante e saber cortá-las corretamente. Caso não se sinta seguro em fazer isso em casa, procure o tosador de sua confiança.
Limpeza dos Olhos e Ouvidos
Sempre que aparecer uma sujeirinha nos olhos, nas orelhas e ouvidos do pet, limpe-os com solução adequada embebida com gaze ou algodão levemente. Além disso, siga essa rotina uma vez por semana, inclusive no pós-banho do gato.
Incluir a limpeza semanal dos olhos e ouvidos do gato impede o surgimento de inflamações e infecções, principalmente se o gatinho possuir tendência genética a desenvolver problemas de saúde nessa região do corpo.
Higiene Bucal
Escovar os dentes com produtos de higiene bucal para gatos uma vez por dia é o ideal, de acordo com especialista; no entanto, não é sempre que sobra tempo para limpar a boca do gatinho.
Logo, o dentinho do gato deve ser escovado uma vez por semana, pelo menos. Ao ter essa rotina estabelecida, a prevenção de tártaro, placa bacteriana e gengivite nos gatos diminui bastante.
Caixa de Areia
Limpar e cuidar da caixa de areia para gatos é indispensável na lista da higiene do seu pet devido ao uso frequente do sanitário e o contato com o pelo no cantinho.
Sendo assim, a troca da areia, a limpeza da caixa, adicionar eliminador de odor e passar desinfetante na área onde fica a caixa de areia elimina em mais de 90% os germes e bactérias e deixa um cheirinho agradável pela casa.
Encontre os mais variados itens de higiene e beleza para gatos na Royal Pets!
Quer deixar o seu gatinho mais charmoso ainda? Então, dá uma olhadinha no nosso site e confira os mais variados produtos que cuidam do seu pet e realça a beleza que só ele tem💜💛