Filtros
Desde o aquarista iniciante até o mais experiente, todos sabem que o filtro para aquário é um item indispensável à casinha do peixe, pois é ela quem garante a sobrevivência do pequeno no aquário através da limpeza dele.
Por isso, é bom falarmos dos tipos de filtragem para aquário e de que maneira elas garantem a limpeza da água em que o bichinho nada.
Tipos de filtragem de aquário
Filtragem mecânica
Usando um filtro de lã ou esponja, a filtragem mecânica absorve sujeiras mais sólidas, como restos de comida, fezes, pedaços de plantas e outros.
Esse processo evita que, ao ficar muito tempo na água, os dejetos liberem toxinas que podem acabar com a qualidade da água e que matem os peixes que vivem nela.
Muitos dos filtros para aquários possuem filtragem biomecânica, que significa que a filtragem mecânica faz a limpeza mais pesada e transfere a água para a filtragem biológica.
Filtragem biológica
Após a etapa mecânica, a água passa pela filtragem biológica. Nesta fase, a água passa por bactérias que transformam as substâncias tóxicas que passaram pela filtragem mecânica e a converte em nitrogênio.
Este tipo de filtragem garante que as substâncias liberadas pelos dejetos se decomponham e virem amoníaco, interferindo na oxigenação da água e podendo matar os peixes em questão de poucas horas.
Filtragem química
O processo de filtragem química do aquário é praticamente igual quando se filtra água para beber: o carvão ativado - algumas vezes, a argila também - purifica a água e a retorna ao aquário.
Geralmente, os aquaristas usam esse modelo de filtragem algumas vezes por mês dependendo da espécie do peixe até por evitar a eliminação de micro-organismos que beneficiam a água e os seres que vivem no aquário.
Agora que já sabemos um pouquinho sobre as filtragens, vamos ver os tipos de filtros para aquário mais conhecidos:
Tipos de filtros para aquário
Filtro de aquário interno
A maioria dos filtros de aquário internos realizam a limpeza biomecânica. Como o próprio nome diz, esse filtro é colocado no aquário e o processo realizado dentro do incipiente.
Por ser interno, ele precisa de uma limpeza periódica mais frequente - dependendo da quantidade de peixes e outros seres no aquário - e pode ocupar muito espaço se colocados em aquários pequenos.
Quem prefere um filtro de aquário externo, existem opções práticas e bem legais que mantém a casinha do seu pet limpinha; vejamos algumas delas:
Filtro para aquário hang-on
O hang-on é um dos filtros mais usados em aquários residenciais e também em escritórios. Ele é acoplado na parte traseira do aquário e realiza as limpezas biológica, química e mecânica.
Dependendo do caso, o filtro hang-on não requer muitos itens para aquário que complementem a limpeza, ajusta o fluxo de água, é mais fácil de retirar, de limpar e de fazer a manutenção das peças que o compõe.
Filtro Canister
Outro exemplo de filtro externo, o canister já é de porte grande e realiza os três tipos de filtragem especialmente em aquários grandes em volume e tamanho.
Além de poder controlar a intensidade do fluxo da água, com o canister você pode mudar também as mídias usadas para filtragem e bem mais prático de limpar e realizar a manutenção dele.
Filtro Fluidizado
Mais conhecido como reator fluidizado, ele limpa o aquário de maneira biológica usando uma areia para filtros de aquário que contém bactérias próprias para decompor a sujeira contida no aquário.
Esse filtro é acoplado em aquários grandes ou nos quais precisam de limpeza profunda, dependendo da espécie das plantas e dos peixes que vivem dentro dessa casinha.
Dica: Antes de comprar o filtro pro seu aquário, tenha as medidas em mãos e verifique se o filtro é adequado ao tamanho da casinha do seu peixe.
Filtro para lagos ornamentais
Ideal também para tanques, esses filtros podem ser tanto externos como internos e realizam os três tipos de limpeza da água, já que os lagos e tanques ornamentais contém peixes de água doce.
O mais legal desses filtros é que a limpeza mecânica e biológica é mais potente, evitando que a amônia se espalhe pelo ambiente dos peixinhos. Inclusive, alguns deles vêm com lavagem automática, tornando a vida do aquarista muito mais simples e fácil.
Filtro Ultravioleta para Aquário
Ah! Uma opção excelente para qualquer tipo de aquário, os filtros ultravioletas bloqueiam o crescimento das algas verdes, impedindo que elas interfiram na qualidade e no aspecto da água do tanque ou do aquário.
Caso as algas estejam presas em algum objeto, é aconselhável a retirada dessa alga pela raiz e o uso do filtro, prevenindo um novo surgimento dessas plantas.
Limpador Magnético
Tão importante quanto a água do aquário limpa é assegurar que a parte interna do vidro esteja igualmente livre de sujeira, não é mesmo?
E é exatamente o que os limpadores magnéticos fazem. Eles se dividem em duas partes que se conectam entre a parte interna e externa do aquário; e conforme o aquarista passa o limpador magnético pelo aquário, a esponja elimina a sujeira no vidro.
Obs. Durante o uso do limpador magnético, mantenha-o afastado da areia ou substrato em uma distância de 3 centímetros, no mínimo.
Pronto! Acabamos de conhecer mais sobre os tipos de filtros para aquário, as filtragens da água e os benefícios que trazem à saúde dos peixinhos: então, fica muito mais fácil comprar o item certo ao seu pet.
Os melhores filtros para aquário? Só aqui na Royal Pets!
Ficou curioso? Mate a sua curiosidade agora e veja no nosso site os filtros de aquário certos ao lar do seu pet aquático💜💛