Iluminação
Uma boa iluminação para aquários é excelente em realçar a beleza das cores que a vida aquática traz para nós, e fazer com que a gente admire um cantinho tão incrível como esse.
Porém, não é só na parte estética que as luminárias e lâmpadas para aquário ajudam, pois a forma certa de iluminar beneficia o processo de fotossíntese das plantinhas, os peixes e a manutenção saudável da casinha dele.
Assim, vejamos um pouco mais sobre esse tema:
Como escolher uma lâmpada pro meu aquário?
A primeira coisa a se pensar quando falamos de iluminação para aquário é ter em mente se é um aquário de água doce ou aquário marinho.
O aquário marinho precisa de uma iluminação mais intensa com luzes azuis, brancas e violetas, pois é através delas que os corais usam para realizar a fotossíntese deles.
No caso dos aquários de água doce sem plantas, a iluminação é bem mais simples (com luzes brancas e azuis). Já se for aquário plantado, é preciso que a iluminação - seja a fluorescente ou LED - tenha um espectro de luz que alcance as plantinhas.
Como eu calculo a potência certa da lâmpada pro meu aquário?
Veja qual é a capacidade do seu aquário (em litros/m³) e some 1 watt para cada 2 litros de água que tem em seu aquário. Com a quantidade calculada corretamente, será no descritivo do produto que você encontra qual é a melhor lâmpada pro seu aquário.
Posso deixar a luz do aquário ligada por quanto tempo?
O tempo de iluminação ideal dos aquários é de 8 a 10 horas diárias. No entanto, é preciso levar em conta se os peixes são de hábitos diurnos ou noturnos, para que isso não afete na alimentação e nas atividades de caça deles.
Obs. O uso de lâmpadas incandescentes prejudicam a saúde das plantas e dos peixes por não oferecerem a iluminação correta e ainda aquecer a temperatura da água. Por isso, sempre use lâmpadas fluorescentes ou de LED😉
Lâmpadas e Luminárias Externas
A iluminação externa é o tipo mais conhecido e o mais ideal para aquários de pequeno porte e os plantados; neste caso, o bom posicionamento da luz é o que as plantas precisam na produção de clorofila.
Acoplados em cima ou na lateral do incipiente, as lâmpadas e luminárias vem com luzes fluorescentes e/ou de led anticorrosivos, evitando que se enferrujem por estarem próximos da água.
Filtro UV
Ah! Uma opção excelente para qualquer tipo de aquário, os filtros ultravioletas bloqueiam o crescimento das algas verdes, impedindo que elas interfiram na qualidade e no aspecto da água do tanque ou do aquário.
Caso as algas estejam presas em algum objeto, é aconselhável a retirada dessa alga pela raiz e o uso do filtro, prevenindo um novo surgimento dessas plantas.
Luminária Interna
Quem já viu luzes dentro de um tanque ou lago, sabe que as luminárias internas realçam a beleza dos peixes que vivem nesses pequenos pedaços da natureza.
O tipo de luminária interna mais conhecido é o spot, que parece um refletor quando submerso lago, e as cores mais comuns são o verde, azul, vermelho e amarelo; e é com o bom manuseamento dessas cores que tornam esse lugar mais lindo ainda.
No entanto, há um cuidado em especial com os lagos e tanques. Como a maioria deles estão em jardins e em outros locais abertos, é bom consultar um paisagista, pois a luz solar pode afetar a iluminação e até superaquecer as luminárias, afetando as plantas e peixes.
Procura itens de iluminação para aquários? Encontre o melhor na Royal Pets!
Só aqui no nosso site você encontra itens feitos por marcas que melhor entendem do bem-estar do seu bichinho aquático💜💛